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Especialista dá dez dicas para manter joelhos saudáveis e longe de lesões

Hoje existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Vai começar a praticar um esporte e teme desenvolver lesões nos joelhos?

Seguem algumas dicas preventivas baseadas em estudos atuais:

- Pratique esportes
A construção de músculos fortes nos quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças. Manter-se ativo também, ajuda a controlar o peso. A chave é saber seus limites.

- Peça orientações a um traumatologista do

Principais lesões do joelho

"O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, que garantem a estabilidade da mesma".

Introdução

Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.

Os ligamentos são estruturas que

Dicas para manter joelhos saudáveis e sem lesões

A prática esportiva é importante para manter os joelhos saudáveis. No entanto, é necessário não exagerar nos treinamentos e procurar orientações prévias de profissionais. A seguir, veja algumas dicas.

Traumatologista
A partir de um exame físico, o traumatologista pode descobrir predisposição de algumas pessoas a lesões nos joelhos. Um exame importante antes da prática de esportes é o teste isocinético, que determina desequilíbrios musculares nos tornozelos, joelhos e quadris.

Educador físico
As orientações de um treinador podem evitar lesões.

Joelho de corredor - Por que dói?

A síndrome da dor ou desordem fêmoro-patelar acomete tanto os corredores que o diagnóstico das também conhecidas como condromalácia patelar, instabilidade patelofemoral ou tendinite patelar ganharam o apelido de “joelho de corredor”. Trata-se de dores nos joelhos, resultado de degeneração da cartilagem atrás da patela (ou rótula), em contato com o fêmur (osso da coxa). O apelido só não faz justiça porque a incidência também é grande entre jogadores de futebol, tenistas e ciclistas.
 
A dor, em pressão ou agulhadas, nasce no início da corrida — e também ao escalar, agachar, enfrentar escadas

5 DICAS PARA PROTEGER OS JOELHOS

1-Quando estiver na academia, lembre-se de exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de forma racional. Se houver descompasso entre as duas regiões pode ocorrer o aumento do risco de lesões.
 
2-Esportes que exigem mudanças de direção em alta velocidade, como futebol ou basquete, estão entre as principais causas de danos nos joelhos. Fique atento aos movimentos, pois as lesões são sempre acidentais.3-Use um tênis com bom amortecimento sempre que possível.

O JOELHO DA MULHER

O joelho da mulher tem algumas alterações em relação ao homem que merecem atenção. Esporte, gravidez, salto alto e obesidade podem causar desgaste acelerado e deve receber tratamento especializado, para permitir vida longa sem dores.

O congresso americano deste ano 2012 trouxe varias novidades para tratamento de joelhos com desgaste, que vamos mostrar a seguir.

 

Algumas mulheres tem uma angulação(desvio) dos joelhos que desgasta a articulação da parte da frente, onde está a rótula (patela). Este processo se inicia com um rangido ou estralos sem dor, com uma sensação de "areia dentro do

As (muitas) causas de dor no joelho

O joelho, articulação intermédia do membro inferior, é constituído por duas articulações funcionais: a fémoro-tibial e a patelo-femoral. Permite a flexão e extensão, assim como a rotação quando se encontra fletido (não na extensão completa).
 
Dor no joelho
Para designar a dor localizada no joelho existe o termo médico gonalgia. Este tipo de dor leva, frequentemente, os doentes a recorrer a uma consulta de ortopedia ou ao serviço de urgência e, na maioria dos casos, resulta de um traumatismo.

Mantena seus joelhos fortes e saudáveis – por Dr. Fernando Arruda

Não resta dúvida de que a articulação mais importante e mais solicitada do corpo humano é o joelho. Por ser tão usada e responsável pela mobilidade, essa articulação precisa e merece atenção e cuidados especiais.

Para o ortopedista especialista em joelhos, Fernando Arruda, além dos cuidados, outro trabalho muito importante é o de fortalecimento e de alongamento, que ajudam a evitar lesões e sobrecarga nos joelhos.

Hoje para se ter uma saúde integralmente de qualidade é necessário ter a alimentação e atividade física como aliados.

Atividade física e joelhos saudáveis

A ideia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição e aplicar resultados positivos da prática na rotina diária.

 

Mas, para que o exercício não se torne um problema, é preciso critério e cuidado, em especial com os joelhos.

 

Lesões mais comuns

Há dois grupos de lesões provenientes da prática inadequada de esportes: as de sobrecarga e as traumáticas. Tanto atletas experientes como amadores estão sujeitos a elas.

LESÕES DE JOELHO EM ESPORTISTAS

Os problemas de joelho são muito frequentes na prática esportiva, sendo que algumas das lesões podem tirar o atleta da atividade por muitos meses. As lesões  de joelho podem ser dividias em três grupos principais:
 
– Contusões: traumas diretos, em decorrência de pancadas, mais comuns nos esportes de contato.
 
– Torções: ocorrem de forma indireta, na maioria das vezes, quando o pé está fixo no chão e a perna roda torcendo o joelho.
 
– Crônicas: decorrentes de diversos pequenos traumas, devidos principalmente à repetitividade e ao impacto dos movimentos gerados pela atividade.
 
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