Skip directly to content

Blog

Como prevenir e remediar lesões no joelho

Vira e mexe a articulação é colocada à prova com a prática de exercícios físicos. Saiba como prevenir lesões e o que fazer quando um problema aparece

 

Difícil encontrar algum aficionado de esportes ou academia que não tenha passado qualquer perrengue com os joelhos pelo menos uma vez na vida. Mas se as articulações dessa região costumam estar na berlinda com certa frequência, isso não significa que a atividade física deva ser deixada de lado. Mexer o corpo e ter joelhos saudáveis são duas coisas conciliáveis, sim. E a confirmação vem de descobertas científicas recentes.

Um desses

Existe espaço para o tratamento não cirúrgico à ruptura do LCA do joelho?

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) é uma lesão frequente nos esportes. A entorse é, disparadamente, o movimento que mais lesa estruturas intrínsecas do joelho. No futebol, esporte muito popular no Brasil, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fêmur em relação à tíbia.

ENTENDA A CIRURGIA DO MENISCO

Pouco invasiva, a operação é muito conhecida entre esportistas. Entenda tudo sobre a cirurgia do menisco

menisco é um disco de cartilagem em forma de cunha que faz parte do joelho. Localizado entre a tíbia e o fêmur, sua função principal é a de amortecer impactos e, dessa forma, proteger a cartilagem que reveste o osso. Cada joelho possui dois meniscos: o medial (ou interno) e o lateral (conhecido também como externo). Por ter pouca mobilidade, o primeiro é mais suscetível a lesões do que o segundo.

Quatro coisas que seus joelhos dizem sobre sua saúde

Antes de tomar algum tipo de medicamento para aliviar a dor nos joelhos é conveniente consultar um especialista para que o mesmo receite o tratamento mais adequado.

 

Tenha a idade que for, se seus joelhos doem, você deve começar a se preocupar. Pode ser que não se trate de ossos ou músculos, mas sim das articulações que conectam os ossos da rótula.

Em qualquer caso, seu corpo está lhe enviando uma mensagem. Algo está acontecendo com a sua saúde, e se reflete nessa área do corpo.

Tomar comprimidos para dor de cabeça, deixar de ir à academia e evitar as escadas não são soluções corretas.

Dez dicas para manter joelhos saudáveis e longe de lesões

Hoje existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Vai começar a praticar um esporte e teme desenvolver lesões nos joelhos?

Seguem algumas dicas preventivas baseadas em estudos atuais:

- Pratique esportes
A construção de músculos fortes nos quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças. Manter-se ativo também, ajuda a controlar o peso. A chave é saber seus limites.

- Peça orientações a um traumatologista do

Quem fez a cirurgia de prótese total de joelho pode voltar aos esportes?

 

A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade. Isso pode ser feito cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica. 

**As 10 dicas para quem teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho**

A indicação fundamental da operação apoia-se num sintoma básico: a dor.

As (muitas) causas de dor no joelho

Os joelhos são um mecanismo complexo, do qual dependemos para nos movimentarmos com facilidade. Conheça os vários tipos de dor no joelho e as suas origens. É importante compreender as causas e as formas de tratamento de cada lesão.
 
O joelho, articulação intermédia do membro inferior, é constituído por duas articulações funcionais: a fémoro-tibial e a patelo-femoral. Permite a flexão e extensão, assim como a rotação quando se encontra fletido (não na extensão completa).
 
Dor no joelho
Para designar a dor localizada no joelho existe o termo médico gonalgia.

Cuidados simples nas atividades físicas podem livrar os joelhos de lesões

Muitas lesões nos joelhos poderiam ser evitadas por esportistas amadores e até profissionais. O médico ortopedista especialista em joelhos, Fernando Arruda, aponta alguns detalhes simples e que podem fazer toda a diferença para a saúde dos joelhos:

- Use calçados adequados para cada prática esportiva
Tênis confortáveis, de boa qualidade e com bom amortecedor, que reduzem o impacto na hora da atividade física ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através da promoção de alinhamento do membro adequado e melhoria do equilíbrio.

O tipo de sapato que se é usado no diaa-dia também

Recuperação após cirurgia no joelho

Páginas