Skip directly to content

Quem fez a cirurgia de prótese total de joelho pode voltar aos esportes?

 

A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade. Isso pode ser feito cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica. 

**As 10 dicas para quem teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho**

A indicação fundamental da operação apoia-se num sintoma básico: a dor. O paciente "ideal" para a cirurgia deve apresentá-la de natureza moderada ou grave em atividades normais da vida diária e, eventualmente, em repouso. A dor é crônica, progressiva e resistente a todos os métodos conservadores de tratamento.

A prática esportiva após a colocação da prótese total de joelho sempre foi controversa e a tendência mundial entre cirurgiões de joelho era proibir qualquer atividade física sob a alegação de uma possível soltura e falha precoce do implante.

Entretanto, estudos da ultima década em pacientes operados e que voltaram a praticar alguma atividade física mostraram que a taxa de soltura e falha precoce da prótese tiveram índices muito abaixo do esperado. Segundo estes estudos, pacientes que poderiam retornar a prática esportiva incluiriam:

• Cirurgia bem sucedida e período pós-operatório maior do que nove meses.
• Melhoria significativa dos casos de dor.
• Arco de movimento completo do joelho
• Ganho de força e equilíbrio muscular, se possível dosado através de avaliação isocinética.

Autores destes estudos recomendaram, portanto, os seguintes exercícios:

Caminhada
Ela é, sem dúvida, o exercício mais recomendado não só pela manutenção da força muscular, mas também pelos benefícios ao sistema cardiovascular

Natação 
Além dos benefícios cardiovasculares, a água também ativa a circulação, ajudando a reduzir o edema dos membros inferiores.

Golfe
Ajuda a melhorar a função muscular por trabalhar vários grupos ao mesmo tempo.

Yoga
Além de trabalhar grupos musculares, a isometria ajuda a melhorar a flexibilidade muscular. 

Tênis em dupla
Por solicitar menos movimento é um bom método de exercício sem estresse.

Musculação 
Sempre orientada tanto pelo cirurgião quanto pelo fisioterapeuta para que seja respeitado o arco de movimento da prótese e para que não haja sobrecarga. De preferência, faça aquecimento em bicicleta ergométrica e máquinas elípticas

O retorno
Apesar destes estudos apontarem mais favoravelmente para um certo grau de atividade física no pós-operatório da prótese total de joelho, deve ficar bem claro que sua indicação não deve visar o retorno ao esporte, mais sim o alivio da dor e correção de deformidades. 

O retorno ao esporte, se desejado pelo paciente, deve ser discutido com um cirurgião de joelho de confiança e de forma gradual, acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos. Tudo desenvolvido em atividades de baixo impacto e risco reduzido de quedas e torções. O design das próteses tem mudado ao longo dos anos e, possivelmente, o retorno ao esporte será melhor definido e mais seguro nas próximas décadas.

 

Fonte: Eu Atleta



Postar novo Comentário