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Cuidados simples nas atividades físicas podem livrar os joelhos de lesões

Muitas lesões nos joelhos poderiam ser evitadas por esportistas amadores e até profissionais. O médico ortopedista especialista em joelhos, Fernando Arruda, aponta alguns detalhes simples e que podem fazer toda a diferença para a saúde dos joelhos:

- Use calçados adequados para cada prática esportiva
Tênis confortáveis, de boa qualidade e com bom amortecedor, que reduzem o impacto na hora da atividade física ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através da promoção de alinhamento do membro adequado e melhoria do equilíbrio.

O tipo de sapato que se é usado no diaa-dia também influencia na saúde dos joelhos. Por exemplo, para as mulheres, que gostam de sapatos elegantes no dia-a-dia, aconselha-se evitar o exagero no uso de saltos altos, pois, além de causarem encurtamento da musculatura da panturrilha, também enfraquecem a musculatura anterior da perna.

- Busque melhorar o seu equilíbrio motor
O treinamento direcionado a determinada modalidade esportiva, quando aliado a exercícios de pilates, é indicado na prevenção de lesões nos joelhos por melhorar a propriocepção, que é a transferência de informação neurológica a partir uma parte do corpo para o cérebro e de volta novamente. A função de proprioceptores é a de melhorar nas articulações dos membros inferiores .

- Trabalhe também as outras articulações do corpo
Quando as articulações trabalham em boa flexibilidade, como o quadril e tornozelo por exemplo, possibilitam a transmitir e dissipar melhor a força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos, quem podem acabar sofrendo lesões se receber sobrecara. 

Em qualquer situação de incômodo ou dores agudas, procure um especialista de sua confiança.

Assessoria de Imprensa



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